Tema: FOGO!
Por Inácio de Jesus –pregado em Par que Guarus dia 21 de Março de 2009
I – A base deste estudo está em três passagens bíblicas:
A – S. Mateus 3:11 – “Eu batizo com água... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
B – O segundo texto é uma confirmação da profecia de João – S. Lucas 12:49 – “Eu vim para lançar fogo.”
C – O terceiro texto refere-se ao cumprimento inicial desta promessa no Pentecoste e a garantia para agora: Atos 2:3 – “E apareceram, distribuídos entre eles língua de fogo..., e todos ficaram cheios do Espírito Santo.”
1 – “Em obediência à ordem de Cristo, esperam em Jerusalém o cumprimento da promessa do Pai – o derramamento do Espírito Santo. Não esperaram ociosos. Diz o registro que “estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus.” – S. Lucas 24:53.
Examinaram o coração. Oraram com fervor para testemunhar. De repente, ouviu-se um barulho de impetuoso vento e foram vistos por eles línguas repartidas, como que de fogo que pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo.
A aparência de fogo significava o zelo fervente com que eles trabalhariam e o poder que assistiria sua obra.”
Ellen G. White, A. A., p. 39
II – FIGURAS DE FOGO NA BÍBLIA
1 – Entrou no Éden como espada inflamada nas mãos do anjo.
2 – A sarça ardente no Sinai que atraiu Moisés.
3 – O fogo que envolveu o Sinai ao ser proclamada a lei.
4 – A coluna de fogo no deserto que dirigia Israel.
5 – Os relâmpagos de fogo que consumiram a oferta de Elias.
6 – As brasas da visão de Isaías.
7 – Os símbolos de Ezequiel e fogo do Pentecostes.
8 – Heb. 12:29: “Nosso Deus é fogo consumidor.”
B – O que é o batismo de fogo?
1 – É a maneira escriturística de repetir e reforçar um só pensamento – o Espírito Santo.
III – O QUE O FOGO PODE FAZER?
A – O fogo consome a escória:
1 – A grande praga de Londres em 1665 levou 60.000 pessoas à morte. Um sétimo da população da cidade foi varrida antes que o cólera tivesse sido completamente dominado. A ciência médica foi impotente para deter a terrível marcha da morte. Então veio o grande incêndio de Londres. Ele queimou grandes lojas, grandes casas, casas pequenas e até galpões e barracos, mas purgou o lar da praga mortal.
2 – Parábola da panela fervendo – símbolo de Jerusalém. Ezeq. 24:11:
a – É isto que o fogo faz – consome a espuma, o lixo, a sujeira.
b – (v. 12 e 13) – Triste comentário sobre Jerusalém – “Não sai a ferrugem nem pelo fogo.” O juízo logo viria – (v. 13).
3 – Mal. 3:2 e 3 – “Ele é com o fogo do ourives, como a ( ) do lavandeiro(fogo por dentro e sabão por fora)... e purificará os filhos de Levi e refinará como ouro e prata.”
B – 1º revela, depois consome o pecado.
1 – O FOGO REVELA:
a – “Manifesta se tonará a obra de cada um; pois o dia demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará.” I Cor. 3:13
b – Quando alguém é batizado com o Espírito Santo, é revelado o orgulho, egoísmo, amor à posição, irritabilidade, suspeita. Passo a perceber em mim que nada há de bom. Aborreço-me cada dia mais.
c – Ilustração – da visão em Battle Creek – Assoc. Geral. 1888.
“Fez-se uma oração, cantou-se um hino. O Espírito Santo atuou. Alguns dos presentes choravam alto. Alguém se levantou e disse que no passado esteve em desarmonia com algumas pessoas, que não sentia amor por elas, mas agora se via como realmente era(o fogo revela). Muitos puseram-se de pé, fizeram confissões e suplicaram perdão. O Espírito de confissão dominava. Suplicaram perdão, abraçando-se uns aos outros e chorando. Louvores eram cantados a Deus até alta noite, quase ao amanhecer. Ninguém era orgulhoso para confessar.”
Infelizmente – isto poderia ter havido. Tudo isto o Senhor esperava fazer por Seu povo. Mas não aconteceu!
d – O Espírito Santo revelará tais quais somos. Hoje nos julgamos pela aparência e conduta externa.
III – O FOGO PURIFICA
A – A água purifica, mas não como o fogo.
1 – Um homem achava-se empenhado em limpar uma panela. Esfregava, esfregava e lavava, mas não conseguia limpá-la completamente. Alguém passou e disse: “a sujeira está por dentro”- Este é o nosso problema, temos impureza por dentro. Não sai com água do batismo.
2 – O minério na fornalha é derretido e purificado. A escória abraçada ao minério há séculos é separada pelo fogo.
B – Só o fogo de Deus consumirá a escória de orgulho, queimará os folhas secas de nossa profissão oca, o restolho de nossas dúvidas, a palha das más imaginações e o lixo da má consciência.
C – Zacarias 13:9 - “Farei passar a 3ªparte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como o ouro.”
D – Isaías tinha lábios impuros. Um anjo tomou uma brasa viva do altar e tocou sua boca – Isa. 6:5-7.
O pecado de Isaías é o pecado de nosso povo – língua. Ap. 14:5 diz acerca dos santos que “não se acha mentira na boca.’
E – Antes do Pentecostes os discípulos tinham disputas por cargos, exaltação do eu e foram transformados.
IV – O FOGO LIBERTA DAS CORDAS DO PECADO
A – “Sansão quebrou as cordas como se quebra a corda queimada e chamuscada” – Juízes 16:9
B – Há muitos hoje amarrados pelo pecado com as cordas dos filisteus.
C – Cordas do medo de trabalhar – Pedro era covarde antes e ousado depois – Atos 4:8-13. Muitos têm medo de serem criticados pelos amigos, perda de prestígio se se entregarem a Deus.
V – O FOGO ILUMINA A NOITE
A – Salmos 78:14 diz que durante a noite Israel era guiada com um “clarão de fogo”.
1 – Labaredas de fogo nas siderúrgicas de Ipatinga. “Deus torna-nos cristãos iluminados que brilham neste mundo.”
2 – É o fogo do Espírito Santo que fará luzir a última mensagem de Deus no mundo. É dado para serviço – se não trabalhar, Ele afasta.
3 – Atos 1:8 – “recebereis o poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, Judéia e Samaria.”
VI – O FOGO TORNA PERMANENTE
A – “O fogo endurece o vaso de porcelana ou o tijolo evidentemente decorado com cores refulgentes. Ao menor toque, quebra ou deforma. O vaso tem de ser queimado, posto no fogo para que seja firme”.
B – Com o fogo do Espírito Santo ficaremos imunes aos ataques de Satanás sem desistir da fé. A perseguição do mundo ou apostasia na igreja, nada escandalizará os endurecidos pelo fogo para serem permanente.
VII – O FOGO INDUZ À AÇÃO
A – Salmos 104:4 – “Fazes a teus anjos ventos, e aos teus ministros labaredas de fogo.” Somos labaredas de fogo?
B – Locomotiva na praça de T. Otoni. Parece em perfeito estado, rodas nos trilhos, alavancas pintadas.Quando menino, assentava-me no banco, acionava a alavanca, apertava todos os botões. Não havia perigo, nenhuma roda se moveu,pois não havia fogo na caldeira.
C – A igreja é uma máquina perfeita, mas sem o Fogo, não há ação. Precisamos acelerar esta máquina.
Suponhamos que víssemos um exército ante uma fortaleza e nos dissessem que iam derrubá-la. No momento perguntaríamos “como?” Eles nos apontariam para uma grande bala de canhão. “Sim, porém, não há poder nesta bala”, responderíamos; “é pesada, e se todos os homens do exército a arrojassem contra a fortaleza, ela apenas faria uma fraca impressão na pedra dura.” Eles nos diriam: “Olhe o canhão.” “Bem”, diríamos ainda, “mas não há poder no canhão; uma criança poderia brincar na sua boca sem perigo; é uma máquina e nada mais.” “Olhe a pólvora.” “Sim, mas não há poder nenhum nela sozinha; as crianças podem pegá-la e os pássaros colhê-la sem resultado algum”. Mas com esta pólvora impotente e uma chispa de fogo chegada à pólvora, será o suficiente para haver uma explosão que arrojará a bala com um poder irresistível, fazendo ruir a fortaleza.
Assim é com o maquinismo da igreja: temos o instrumento para derrubar as fortificações do inimigo; só precisa do fogo do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
A – FEITOS À PROVA DE FOGO PARA O DIA DE DEUS
Na antiga Dalmácia, as casas eram feitas de pedra calcária, betuminosa, que é macia e pode ser facilmente cortada. Deste material se fazia a casa inteira, as janelas, o telhado, o teto e o soalho e tudo por fora e por dentro. Quando terminava a casa era inabitável porque exalava um forte odor de betume. Punha-se fogo na casa. Enquanto era queimada, o fogo extraía o betume dos poros, até que todo combustível se desprendia em gás e fumaça, e o fogo ia eliminando até apagar-se. Então a casa ficava com aparência de mármore alvo, atraente, limpa e habitável.
2018 © Agência Visão Aberta. Todos os Direitos Reservados.