A TRINDADE
Por Inácio de Jesus –pregado em 09 de junho de 2008 em Guarus
Verso Bíblico
Pensamentos Explicativos
As Três Pessoas da Trindade
a) S. Mateus 28:19 ( Fórmula batismal)
b) 2 Coríntios 13:13 ( Benção apostólica)
c) Embora Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo sejam três Seres separados e distintos, são "um em natureza, caráter e propósito." - Patriarcas e Profetas, p.13
d) "A unidade que existe em Cristo e Seus discípulos, não anula a personalidade de nenhum. São um em desígnio (propósito, vontade), mente (pensamento) e caráter (modo de ser, sentir e agir), mas não em pessoa. É assim que Deus e Cristo são um." - A Ciência do Bom Viver, p. 422
DEUS ONISCIENTE ONIPRESENTE ONIPOTENTE
Conhece Todas as Coisas Presente em Todas as Partes Pode Realizar Tudo
PAI Salmo 139:1-18 Salmo 139:7-12 Daniel 4:17, 25, 35
I S.João 3:20 Hebreus 4:13 S. Mateus 19:26
FILHO Colossenses 2:3 S. Mateus 28:20 S. Mateus 28:18
S. João 17:2
ESP. SANTO 1Coríntios 2:10,11 Salmo 139:7-10 1 Coríntios 12:11
S. João 14:16
O DEUS DAS ESCRITURAS
Deus é revelado através de: Seus nomes; Suas atividades; Seus atributos.
1. Os Nomes de Deus - O nome revela o que a pessoa é.
2. As Atividades de Deus - Os autores bíblicos ocupam-se mais tempo em descrever o que Deus faz do que em dizer o que Ele é.
3. Os Atributos de Deus
* Deus Pai atuou no Antigo Testamento
* Deus Filho atuou no Novo Testamento
* Deus Espírito Santo atua após a cruz
"O único Deus verdadeiro é o Deus da cruz. Cristo desvendou ao Universo o infinito amor e poder salvador de Deus. Ele revelou um Deus triúno que Se dispôs a suportar a agonia da separação em virtude de Seu amor incondicional pelos seres humanos."
Dez Argumentos Que Comprovam a Existência de Deus
1. Argumento Cosmológico
Este argumento defende que existe uma causa que originou a matéria. Coisa alguma, de tudo quanto exsite, pode ser declarado como sua própria causa.
- Gênesis 1:1
2. Argumento Alicerçado na Contingência ou na Possibilidade.
Esse argumento tem por fundamento a verdade que mostra que tudo quanto conhecemos, através de nossa experiência, depende de alguma outra coisa para explicar a sua existência.
Todas as coisas realmente dependem de Alguém independente, que não depende do que quer que seja para a Sua existência. A esse Ser independente é que denominamos "Deus".
- S. João 5:25,26
- S. João 6:57
3. Argumento Axiológico
Este argumento está fundamentado na idéia de que há muitas formas ou graus de perfeição.
Sempre que examinamos a bondade, a justiça, a santidade, a nobreza, ou qualquer outra das qualidades morais, observamos neste mundo muitos graus de perfeição.
A própria idéia de "grau" subentende a necessidade de um grau máximo de perfeição moral. Encontramos esse ápice de todos os graus de perfeição em "Deus".
- S. Mateus 5:48
4. O Argumento da Eficácia da Razão
A razão humana, com sua extraordinária complexidade comprova a necessidade de admitirmos, que há um Criador e Planejador desta razão, sendo, Ele mesmo, o Intelecto Supremo.
Até mesmo as tentativas racionais do homem, para provar que Deus não existe, não passam de demonstrações que Deus verdadeiramente existe, porquanto essas tentativas são um uso e uma exibição da razão.
5. Argumento baseado na Experiência Religiosa.
A experiência religiosa, como a regeneração, as curas, os milagres, etc., provam que deve haver uma realidade na fé religiosa, cujo ponto mais elevado é o Ser supremo que denominamos "Deus", o qual, também, é a Fonte originária válida de toda a experiência religiosa autêntica.
6. Argumento baseado na Esperança Religiosa.
Existe uma crença universal dos homens na existência de Deus, que os leva a terem esperança. A remoção da esperança deste mundo deixaria a raça humana em estado de miséria íntima.
Essa esperança é justificada porque é outorgada por Deus.
Os homens esperam em Deus, a não ser quando ensinados em contrário.
7. Argumento baseado na Revelação
Deus tem achado por bem revelar-se a si mesmo aos homens; e isso Ele tem feito por intermédio de visões e sonhos.
8. Argumento baseado na Felicidade do Crente
A profunda felicidade e senso de confiança que têm os crentes em Deus, a alegria e a segurança que a fé confere aos seus possuidores, servem de provas da validade da crença na existência de Deus.
9. Argumento alicerçado na Fé Pura
Cristãos têm chegado à conclusão de que nenhum argumento "racional" o "físico" verdadeiramente demonstra a existência de Deus, mas antes, que essa certeza só ocorre através da fé bíblica, e que essa fé é conferida pelo próprio Deus, o qual dá, dessa maneira, certeza de Sua existência, inteiramente à parte de evidências externas.
10. Argumento Teológico
Todos os aspectos da vida e do ser humano demonstram um desígnio extremamente completo.
Deus criou todas as coisas e tudo está em movimento constante. Todos os movimentos são governados por uma Inteligência - a de Deus., porque, de outro modo, tudo não passaria de um caos.
- Colossenses 1:17 "Cristo já existia antes de tudo, e em união com Ele todas as coisas são
conservadas em ordem e harmonia."(BLH)
- Atos 17:28 "N'ele vivemos e nos movemos,..."
Exemplo: A Mariposa - "Há uma variedade de mariposas que possuem dez tipos diferentes de antenas, e que são receptores de luz. Por meio do seu uso, esse ínseto é capaz de dirigir o seu vôo e a sua vida em geral. A ciência dos homens ainda não foi capaz de descobrir a utilidade específica de cada uma dessas variedades de antenas, mas os cientistas se maravilham extasiados ante o fenômeno.
Os Adventistas do Sétimo Dia Crêem que...
Há um só Deus: Pai, filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas (Gênesis 1:26 e 3:22) coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido através de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação.
2018 © Agência Visão Aberta. Todos os Direitos Reservados.