CLAMOR DA MADRUGADA - E-mail: [email protected]

Fazei Nesta Vale Muitas Covas

  • 6/15/2018

Fazei neste vale muitas covas

Por Inácio de Jesus ( preparado 02 de março de 2010)

II Reis 3:16-18

 

Três reis, com três exércitos bem equipados para a guerra, estavam aliados para subjugar Moabe. Mas a ofensiva estava paralisada, o ataque adiado, as tropas desmotivadas pelo simples fato de que não havia água.

 

Uma folha seca numa ventania não é menos instável do que um exército após 7 dias de marcha pelo deserto sem uma gota de água.

 

Agora os monarcas aliados podem sentar-se em solene conclave, mas não podem comandar as nuvens. Vãos são os escudos, vãs as bandeiras!

Ouça o rei de Israel lançar a culpa em Deus; “o Senhor chamou a estes 3 reis para os entregar nas mãos de Moabe” - v.10

 

Quando prosperamos e somos bem sucedidos, orgulhosamente atribuímos o êxito a nós; mas se a vergonha e a perda se seguem, culpamos a providência. Não encontramos Josafá buscando um profeta de Deus, até que acabou a água e ele disse: “não há aqui profeta do Senhor para que o consultemos?”.

 

Três reis agora estão batendo à porta da tenda de Elizeu. Ele não recebera nenhuma deferência antes, não foi convidado para ser capelão das tropas, mas seguiu a campanha como voluntário e viveu na obscuridade.

Mas Deus sabe como trazer Seu servo à honra. Aquele que derramava água nas mãos de Elizeu, têm três reis aguardando à sua porta.

 

Elizeu faz uma pausa e pede: “trazei-me um tangedor”. Enquanto algum Asafe introduz seus dedos nos acordoamentos das harpas, Elizeu ficou relaxado, “cante um hino de Sião”, poderia ter pedido, e então declarou em palavras curtas e cheias de força: “Fazei neste vale muitas covas, porque assim diz o Senhor; não sentireis vento nem vereis chuva, todavia este vale se encherá de água”.

 

Elizeu não falou até que estivesse cheio do poder do Espírito Santo. Como os discípulos que esperavam em Jerusalém até que fossem revestidos do alto. Aprendemos nesta história acerca de nossa atual situação, nosso dever como ensinados pelo profeta; como Deus opera e como esperarmos grandes coisas de Deus.

 

I - Nossa presente posição:

Os exércitos daqueles reis estavam numa posição de total fraqueza; estavam morrendo de sede, não podiam suprir suas necessidades. Ou Deus ajudava ou morreriam. Sem o suprimento de água,o exército perde o poder de fogo, a mobilidade.

Irmãos, esta é a situação da Igreja.

Nossa religião não é mecânica nem hidrostática: mas espiritual e necessita ser sustida por meios espirituais.

Pecadores são salvos pelo Espírito de Deus.

Não é persuasão moral, nem a potência da lógica, nem o poder da retórica, mas é o Espírito que dá vida.

Educar uma alma, confortar o abatido, fortalecer os joelhos do fraco, fazer brilhar os olhos da fé - é obra do Espírito do Deus vivo.

Sem água, o exército é derrotado. Sem o Espírito de Deus, somos como um navio encalhado na praia. Quando a maré recua, não há movimento até que o fluxo das águas o levante da areia.

O cristão, como o marinheiro, precisa do sopro do céu, ou o seu veleiro não avança.

Ilustração:

Locomotiva na praça de Teófilo Otoni - Painel em perfeito estado, rodas nos trilhos, alavancas engrenadas. Sentava-me no banco quando criança, apertava todos os botões, não havia perigo pois não havia fogo na caldeira. Sem o Espírito a máquina da igreja é apenas uma peça de museu.

Não há verdade que precisamos enfatizar tanto como: “Sem mim nada podeis fazer”.

Até que estejamos vazios do eu, não estaremos prontos a sermos cheios por Deus.

 

 

II - Nossa tarefa ordenada pelo profeta

:

O profeta não disse aos reis que eles deveriam procurar água, isso era fora do seu poder. Mas ele disse: “fazei neste vale muitas covas” e então as águas viriam quando houvesse reservatório para guardá-las.

Se nós esperamos obter as bênçãos do Espírito, precisamos preparar-nos para sua recepção - “Fazei no vale covas”.

Antes que o Nilo comece a subir, você vê os egípcios em ambas as margens afundando os canais e alargando os reservatórios, depois são feitos os canais menores e os tanques. Sem estas providências, a vazão do Nilo é sem valor para a irrigação.

Já observou o fazendeiro antes da colheita? Como o celeiro é esvaziado e limpo?

 

Não ore e depois cruze os braços dizendo: “bem, talvez Ele opere”. Devemos preparar pela fé. Você nunca leu o texto que diz: “Alarga os espaços de sua tenda e estique as cordas... porque transbordarás à direita e à esquerda”. Isaías 54:2.Esse foi o texto do primeiro sermão de William Carey ,ao buscar apoio e recursos para as necessidades do campo missionário.Mas os que o ouviram disseram:”Jovem,se Deus quiser salvar os pagãos não precisará de mim ou de você”.

Você precisa alargar a tenda primeiro, depois Deus a encherá.

Mas o povo diz: “Bem, se Deus enviar as bênçãos nós alargaremos”.

A benção não virá em sua devida proporção - “Fazei muitas covas”. Como deve ser a preparação?

 

1. Prepare largamente - Fazei muitas covas. Não é uma, mas quantas forem possíveis. Esperem grandes coisas de Deus. Nunca fique satisfeito com o que Deus está operando pela salvação de almas. Seja grato, mas faminto por mais.

Se Deus deu 10 almas, peça 100. Se deu 100; peça 1.000, se 1.000, peça 10.000. Insaciável como o túmulo deve ser o coração do obreiro por mais almas. Ser como a sanguessuga de Provérbios que diz: “dá, dá, dá”.

Abre bem a tua boca e eu ta encherei” Sl. 81:10,é a promessa de Deus. - “Fazei muitas covas”

 

2. Prepare logo - Não cave covas no próximo mês, faça as covas agora. Quem poderá dizer quantas igrejas foram privadas das bênçãos do crescimento por causa da política do “espere um pouco”. Esperar? Impossível, a morte não espera! O inferno não tem pausa! Nosso moto é avante, Deus está pronto a dar a quem estiver pronto a receber.

Ilustração - Quando a viúva reclamou não ter nada em casa para pagar suas dívidas, Elizeu lhe disse: Pede emprestadas vasilhas aos vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Ela teve urgência no preparo. Veja a mulher correndo na vizinhança. O Espírito encheu enquanto houve recipiente.

 

3. Prepare ativamente - Abrir valas é trabalho pesado. Quando um vale é para ser talhado em sua completa extensão, todos os soldados devem se entregar ao esforço, nenhum moleirão pode se esquivar da labuta. Eu creio de todo o coração no Espírito de Deus; mas não creio na ociosidade humana.

:

Igrejas preguiçosas e o Espírito Santo estão a quilômetros de distância um do outro.

Paulo plantou e Apolo regou” e o que acontece? - “Deus dá o crescimento”Mas Ele sempre nega o crescimento quando não há em Paulo plantador ou em Apolo regador.

4. “Faça neste vale muitas covas”

Se você não pode cavar covas profundas, cave rasa.

Se não pode ser largas, faça-as extensas.

Alguns de vocês podem pregar - têm habilidade, têm tempo para estudar. Dedique-se à mais santa tarefa, aluguem salões, em qualquer lugar, preguem a Cristo.

Alguns podem ser professores de Escola Sabatina, mas estão pondo os talentos de lado. Quero ver as covas da Escola Sabatina serem alargadas e aprofundadas. Muitos cristãos inteligentes poderiam abrir pequenos grupos de 6, 8, 12 pessoas em sua casa e fazer grande bem, alargue as covas dos Pequenos Grupos e Deus encherá. Faça neste vale muitas covas. Que Deus faça nesta igreja muitos obreiros. Mais abelhas e menos zangões.

 

III - Como Deus opera - Veja irmãos quão soberanamente Deus age. Quando Elias quis chuva, uma nuvem foi vista no Carmelo, e ele ouviu o som de abundante aguaceiro e logo desceu o dilúvio. Mas quando mandou água para Elizeu, ele não ouviu o som da chuva e nenhuma gota desceu. Eu não sei como as valas se encheram, mas foi assim.

1. Deus não está preso a uma só forma de ação.

Em um distrito Ele pode usar os grupos familiares; em outro pequenas séries evangelísticas; em outros multiplicação de igrejas; Evangelismo pelo rádio.

 

2. As bênçãos virão suficientes: (v. 17) –“ bebereis vós, vosso gado e vossos animais” - haveria suficiente água para todos. Poderiam beber o quanto quisessem e ainda sobraria.

 

Quando oramos e preparamos pelo esforço dedicado, Deus tem dilúvios da graça para nos dar, de acordo com as suas riquezas em glória.

- I Co. 9:6 “...o que semeia com fartura, com abundância também ceifará.”

Fora da vontade de Deus não existe sucesso; mas dentro da vontade de Deus, não existe fracasso. As bênçãos serão suficientes.

 

IV - Esperar grandes coisas:

Finalmente, o Senhor ordenou dizê-los que não haveria só água mas (v.18) - “Se é ainda pouco aos olhos do Senhor, de maneira que também entregará Moabe aos suas mãos”.

 

Ilustra. Guilherme Carey - Aos 14 anos, era um aprendiz de sapateiro. Ao ler a bíblia sobre o batismo por imersão, deixou a sua denominação e foi batizado.

Na sua tenda de sapateiro, afixou na parede um grande mapa mundi assinalada as nações pagãs. O fogo missionário começou a arder no coração de G. Carey

Em maio de 1792 pregou sobre Isa. 54:2,3 - “amplia o lugar de tua tenda...alonga as cordas, porque transbordarás à direita e à esquerda”.

Falou sobre fazer grandes coisas fora de Deus e esperar grandes coisas de Deus. Muitos sentiram-se culpados pela negligência para com os pagãos e começaram a chorar.

Carey tornou-se missionário na Índia. Dizem que ele traduziu a Bíblia para 1/3 dos habitantes do mundo.

Quando ele chegou à Índia, os ingleses, negaram-lhe a permissão para desembarcar. Ao morrer, o governo mandou içar as bandeiras à meia haste.as.Seu lema era:” Faça grandes coisas para Deus;espere grandes coisas de Deus”.

 

Grandes coisas ainda estão por vir e devem ser esperadas.

 

No presente momento, os moabitas estão excessivamente audaciosos e seguros de si. Eles invadem por todos os lados na forma de nova era, romanismo, espiritismo.

 

Se a igreja de Deus permanecer fria e sem poder, o paganismo logo se espalhará.Deus necessita de homens cheios do Espírito.

Ilustração - Certa ocasião o Dr. J. Wilbur Chapman perguntou ao general William Booth o segredo de seu êxito. “Dir-lho-ei”, respondeu o fundador do Exército da Salvação. “Deus tem possuído tudo quanto há em mim. Tem havido homens com maiores oportunidades; mas desde o dia em que tomei os pobres de Londres em meu coração, e tive uma visão do que Jesus Cristo podia fazer com eles, assentei em meu espírito que Deus possuiria tudo quanto havia em William Booth.”

Escreveu Ellen G. White: “Não há limites à utilidade de um homem que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo na alma, e vive uma vida de inteira consagração a Deus.” - DTN.,180,181. Êste é o segredo do êxito - inteira consagração à vontade de Deus. Josué provou-o. O general Booth provou-o. Você já provou?

Para realizarmos grandes coisas grandes coisas para Deus, precisamos esvaziar do eu.

Apelo:

Venha para Ele. Faça o seu coração cheio de valas, cheio de grandes desejos, expectativas e sonhos e Deus encherá sua alma. Pois ele ouve o aflito e não despreza suas lágrimas.

 

Veja Mais no Facebook

Nossos filhos são o que a Bíb...
Mark Finley - SERÁ QUE A LEI P...
12 horas de Adoração e Jejum n...
QUER ACEITAR A JESUS?...
Vem aí o Café da Manhã com Cri...
Uma palavra de Alerta para a i...

Estudos bíblicos em Destaque

Gestão Eclesiástica

Existem dois tipos de organização: 1.Organizações lucrativas. 2.Organizações não lucrativas.

História Eclesiastica - Movimento do Islamismo

No ano de 570 nasceu o líder do islamismo (Maomé = altamente louvado), na cidade de Meca. Seu nome verdadeiro era Abdulkasim Mohamad Al Muttalib (Árabe).

Sou Como Oliveira

Introdução . Interessante que o Rei Davi declarou que desejava ser com azeitona, pois ela vem da oliveira... que ele que dizer com isto. No tempo do rei Davi, a azeitona passava por processo de uma grande prensa que os judeus utilizavam na sua época