Sermão Sobre Escatologia
Pregado em Conceição de Macabu – 23 de abril 2006
CHUVA SERÔDIA
Introdução:
“O Espírito Santo é a maior benção que um filho de Deus ou a igreja pode receber. Em sua esteira vem todas as demais bênçãos espirituais”(Fernando Chaif, Preparação para a Crise Final, pg. 75).
I. Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Divindade, e é o representante pessoal de Deus e de Cristo. Ele não é inferior nem ao Pai, nem ao filho. Os atributos que possui O iguala ao Pai e ao filho. Observem:
A. Ele é Eterno. Heb. 9:14
B. Ele é Onipresente. Sl. 139:7-8
C. Ele é Onisciente. I Cor. 2:10-11
D. Ele é Onipotente. Jó 33:4; Gn. 1:1-2, 26
II. Quatro Grandes Obras do Espírito Santo
1. As Escrituras Sagradas. II Pe. 1:21
2. Jesus Nasceu pelo Espírito Santo. Mt. 1:18
3. A Igreja organizada. Atos 6:1-7; I Cor. 12:1-31
4. O Dom profético. Apoc. 12:17; 19:10
III. Funções do Espírito Santo
A. Convencer do pecado, da justiça e do juízo. Jo 16:8
B. Dirigir a mente no estudo da palavra de Deus, guiando-a em toda a verdade. Jo. 14:26; 16:13.
C. Recordar as verdades ou as passagens bíblicas já estudadas, em momentos de necessidade ou emergência. Jo. 14:26; Mc. 13:11
D. Interceder por nós perante o Pai quando oramos, interpretando e aperfeiçoando nossas súplicas. Rom. 8:26
E. Dar-nos o testemunho ou a certeza interna de que somos filhos de Deus. Rom. 8:16.
F. Habilitar os filhos de Deus a proclamarem com êxito e com poder o evangelho. Atos 1:8
Em todos os tempos o E.S. tem operado em nosso benefício, porém há na palavra de Deus promessas especiais de um derramamento ou efusão abundante e extraordinária deste poder. Este derramamento ocorreria em épocas especiais para habilitar a igreja a fazer uma obra especial.
A chuva temporã foi o primeiro cumprimento da promessa profética, capacitou os apóstolos para realizarem sua obra prodigiosa. A chuva serôdia será um dos acontecimentos mais importantes da história da igreja, e deve ser o objeto de nossas mais ferventes pregações e de nossa mais ardente preocupação.
Já estamos experimentando os primeiros chuviscos ocasionais, a chuva serôdia, em Sua plenitude, descerá quando a maior parte da igreja, pastores e leigos, passarem pelo reavivamento e a reforma necessários, cumprindo assim com as condições requeridas.
IV. Textos Específicos e Aplicáveis
A. Joel 2:23, 28-31; Atos 2:14-21
B. Oséias 6:3
C. Zac. 10:1
D. Tiago 5:7
Na lição da Escola Sabatina de Jul-Set. De 1995 “Iluminados pelo Espírito”, (Lição 8, pg. 2) diz: “As chuvas em geral, mas especialmente a chuva temporã e a serôdia, são usadas para ilustrar o amor de Deus pelo Seu povo fiel.
Na Palestina, a chuva temporã (também chamada de ‘primeira’ ou ‘de outono’ - isso porque se refere ao hemisfério norte), entre março e abril, facilitando o amadurecimento dos grãos para a colheita”.
O livro Atos dos Apóstolos à pg. 54-55 diz: “Sob a figura das chuvas temporã e serôdia, que caem nas terras orientais ao tempo da semeadura e da colheita, os profetas hebreus predisseram a dotação de graça espiritual em medida extraordinária à igreja de Deus. O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi o começo da primeira chuva, ou temporã, e glorioso foi o resultado. Até ao fim do tempo, a presença do Espírito deve ser encontrada com a verdadeira igreja”.
V. Propósitos
1. A chuva serôdia virá para dar à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas. P.E. 85 e 86.
2. Ela reaviva e fortalece os filhos de Deus, a fim de poderem passar pelo tempo de angústia. 7 SDABC, 984.
3. Assim como a temporã foi dada, no derramamento do Espírito Santo no início do evangelho, para efetuar a germinação da preciosa semente, a serôdia será dada em seu final para o amadurecimento da seara. G.C. 611.
VI. Condições
As condições para receber a chuva serôdia estão no livro “Preparação para a Crise Final”, pg. 79-85.
1. Sentir a Necessidade do Espírito Santo e Orar por Ele.
“Se todos estivessem dispostos, todos seriam cheios do Espírito. Onde quer que a necessidade do E.S. seja um assunto de que pouco se pense, ali se verá. Sequidão espiritual, escuridão espiritual e espirituais declínio e morte... Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a Seu respeito?” Atos dos Apóstolos, 50.
2. Experimentar Primeiro a Chuva Temporã
Isto implica confissão completa e perdão dos pecados, limpeza de toda contaminação, oração fervorosa e consagração a Deus.
“Deve o coração ser esvaziado de toda a mancha, purificado para habitação do Espírito... Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que tem recebido poderão receber maior luz”. Testemunhos para Ministros. 507.
“A religião de Cristo significa mais que o perdão dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vácuo com as graças do Espírito Santo”. Parábolas de Jesus, 419-420.
3. Estar Disposto a Ser Usado e Guiado pelo Espírito Santo
Filipe esteve disposto a ir para a banda do sul. Atos 8:26
Isaías disse: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is. 6:8
“Não podemos usar o E.S. Ele é que deve servir-se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo ‘tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade’. Filip. 2:13. Mas muitos não se submeterão a isto. Querem-se dirigir a si mesmo. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito”. D.T.N., 672.
4. Eliminar as Dissensões
Os discípulos eram de um mesmo sentimento.
Estavam todos reunidos num mesmo lugar. Atos 2:!
“Tiveram os cristãos do meio deles as dissensões, e entreguem-se a si mesmos a Deus para salvação dos perdidos. Peçam a benção com fé, e ela há de vir”. D.T.N. 827
Mt. 5:21-26
Há dissensão nesta igreja?
Há dissensão entre os líderes desta igreja?
5. Despojar-se do Eu
“Quando o eu for entregue a Deus, nossos olhos serão abertos para ver as pedras de tropeço que nossa dessemelhança com Cristo tem posto no caminho dos outros. Tudo isso Deus nos manda remover”. 2 TS. 382. Ver Tiago 5:16
“Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espírito de Cristo. O.E., 287.
Ninguém pode esvaziar a si mesmo do eu. A oração deve ser: “Senhor, toma meu coração; pois não posso dar. E tua propriedade. Conservar o puro; pois não posso conservá-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, tão fraco e tão dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma. P.J. 159 e 160.
“Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem a operação do E. Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus”. S.C., 254.
“O ministro de Deus deve possuir, em alto grau, a humildade.
VII. Resultados da Chuva Serôdia
Revive e fortalece os filhos de Deus para que possam passar pelo tempo de angústia.
Falarão com grande poder sobre a verdade.
“Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes”. G.C., 612.
A chuva Serôdia será mais abundante do que a temporã. D.T.N., 827.
CONCLUSÃO
Exercício didático com a igreja. Em coro deve repetir todas as 5 condições. O pregador fala e a igreja repete. Uma por vez. Deus abençoe a todos. Amém.
2º Sermão de Escatologia
A VOLTA DE JESUS
Por Inácio de Jesus – pregado em Rio das Ostras
Introdução:
A Bíblia possui aproximadamente 1.189 capítulo, 31.173 versículos, 774.746 palavras, 3.566.480 letras. Dentro de tudo isto, 2.500 vezes nos diz que Jesus vai voltar à terra.
Enoque profetizou a volta de Jesus. Jd. 14,15. Dentro de pouco tempo Aquele que há de vir virá e não tardará. Hb. 10:37. E Tiago diz que a vinda do Senhor está próxima. Por isso devemos fortalecer o nosso coração e sermos pacientes. Tg. 5:8
Jesus Cristo antes de ir para a cruz disse: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim... vou preparar-vos lugar... e voltarei para vos receber... para que onde eu estou, estejais vós também”. Jo. 14:1-3
I. Como Ele Voltará?
1. Nas nuvens. Apoc. 1:7
2. Todo olho O verá. Apoc. 1:7
3. Com todos os anjos. Mt. 16:27; 25:31
4. Com poder e grande glória. Lc. 21:27
5. Como Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Apoc. 19:16
II. O Que Ocorrerá Quando Ele Voltar?
1. Os justos mortos ressuscitarão. I Tess. 4:16
2. Os justos vivos são glorificados. I Tess. 4:17; I Cor. 15:50-54
3. Os ímpios mortos permanecem mortos ainda por 1000 anos. Apoc. 20:5-6
4. Os ímpios vivos serão destruídos. II Tess. 2:8
5. Não ficará aqui pedra sobre pedra. Mt. 24:2; Jer. 4:23-27
III. Satanás Imitará a Volta de Jesus
A. Mt. 24:23; II Cor. 11:14-15; Apoc. 13:13
B. E.G.W. em o G.C. pg. 623, 624, 625.
“A ira de Satanás aumenta a medida em que o tempo se abrevia, e sua obra de engano e destruição atingirá o auge no tempo de angústia. Terríveis cenas de caráter sobrenatural logo se manifestarão nos céus, como indício do poder dos demônios, operadores de prodígios. Os espíritos diabólicos sairão aos reis da terra e ao mundo inteiro, para segurá-los no engano, e forçá-los a se unirem a satanás em sua última luta contra o governo do céu... Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo ... Em várias partes da terra, satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do filho de Deus dada por João no Apocalipse. Apoc. 1:13-15. A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: ‘Cristo veio! Cristo veio! O povo se Prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma benção, assim como Cristo abençoava seus discípulos quando aqui na terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível. Semelhantes aos samaritanos que foram enganados por Simão Mago, as multidões, desde o menor até o maior, dão crédito a esses sortilégios, dizendo: ‘Este é a grande virtude de Deus’.
Mas o povo de Deus não será desencaminhado... Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo... E. Demais, não será permitido a Satanás imitar a maneira do advento de Cristo”.
IV. Últimos Dias
A. Quando começou o fim? Com a 1ª vinda. Com Cristo na sua 1ª vinda o fim se inicia. A culminação se dará na sua 2ª vinda.
B. I Pe. 1:5,20; Atos 2:17; II Tim. 3:1
C. Os acontecimentos revelam que estamos vivendo “além dos últimos dias”.
1. A pedra que cai nos dedos da estátua. Dn. 2.
2. A destruição de Jerusalém no Ano 70. Mt. 24:15-20.
3. A perseguição. Mt. 24:21-22.
4. O escurecimento do sol e da lua. 19-05-1780. Mt. 24:29.
5. A queda das estrelas em 13 nov. 1833. Mt. 24:29.
6. O juízo investigativo no céu e a restauração da verdade na terra. Dn. 8-9; Apoc. 10
7. Os falsos Cristos e os falsos profetas atuando. Mt. 24:4-5,11,24.
8. As guerras. Mt. 24:6-8.
9. Os terremotos. Mt. 24:7.
10. A fome. Mt. 24:7
11. A pregação do Evangelho a todo mundo. Mt. 24:14.
12. Sociedade imoral. II Tim. 3:1-5.
13. Avareza. Tg. 5:1-9.
14. Os escarnecedores. II Pe. 3:3-4
V. O Que Fazer Para Ser Salvo?
A. Crer em Jesus. Atos 16:30-31; Jo. 3:16,18,36.
B. Arrepender e converter-se. Atos 3:19.
C. Confessar os pecados a Deus. I Jo. 1:9.
D. Obedecer os mandamentos. Mt. 19:16-17
E. Ser batizado. Mc. 16:16.
F. Ser perseverante. Mt. 24:13.
CONCLUSÃO
Quando Jesus vier nos buscar, porventura achará fé na terra?
Como está a sua fé, caro irmão (ã)?
Como está o seu cristianismo?
Viajaremos da terra ao céu. Não vamos desaparecer aqui e aparecer lá. Não. Ao chegar-mos lá. Antes de entrar, Jesus organizará a entrada em forma de um quadrado. Cada um com um terá um emblema de vitória. Jesus colocará uma coroa em cada um com um novo nome e também com uma palavra: “Santidade ao Senhor”. Em cada mão são colocadas palmas de vencedor. E também harpas resplandecentes. Todos começam a tocar e cantar maravilhosamente bem acompanhados pelos anjos.
Os portais de pérolas se abrem e Jesus adentrando-os diz com voz melodiosa: “Vosso conflito está terminado”. “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mt. 25:34
Você não gostaria de ouvir de Jesus estas palavras?
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Amém
Pregado em Rio das Ostras, Palmital. Nova cidade , Guarus , Travessão
2018 © Agência Visão Aberta. Todos os Direitos Reservados.