Por Inácio de Jesus
"ALMAS HUMANAS"
O Que é o Homem? - O homem é uma alma ou tem uma alma? É um espírito ou tem um espírito? ou o homem é um corpo? Para essas perguntas somente a Bíblia tem a resposta. O primeiro passo é sabermos o que é o homem?
De que foi formado o homem? - “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra.” - Gên. 2:7. Deus criou, formou, fez um boneco de barro do pó da terra chamado homem.
Que ato tornou esse boneco de barro (homem) um ser vivente?
“E (Deus) soprou em seus narizes o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente.”- Gên.2:7up.
Deus assoprou o ar para dentro das narinas do homem e ele passou a ter vida.
Deus uniu dois elementos na formação do homem.
Boneco de Barro Fôlego de Vida Homem
Pó da Terra Ar - Dom de Respirar Ser Vivo
Matéria Espírito Al ma Vivente
a. Boneco - É a matéria sem vida.
b. Fôlego de Vida - É o dom de respirar. É o ar que entra pelas narinas.
A expressão fôlego de vida é algumas vezes empregada como “espírito” pelos escritores inspirados; como por exemplo:
* Salomão........... fôlego = espírito ............ Ecles. 3:19 e 12:7
* Davi................. espírito = respiração........ Salmos 104:29 e 146:4
* Moisés............. sopro = espírito............ Êxodo 18:8 e Gên.7:22
* Jó..................... espírito = sopro.............. Jó 27:3 e 14:10-12
“Espírito é traduzido do hebraico ‘RUACH’, que o Léxico de Gesênio define como: ‘espírito, fôlego, ar ou movimento, vida, etc...” - Condensado de Bible Readings for the Home Circle, pp. 497-499
Exemplo. A Filha de Jairo. “E o seu espírito voltou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.” - S.Lucas 8:55. O fôlego de vida (espírito) voltou para a filha de Jairo e, respirando, reviveu. “E o pó volte à terra como era, e o espírito (dom de respirar) volte a Deus que o deu.” - Eclesiastes 12:7. “Esse fôlego de vida (espírito), dado por Deus a todos os homens,... é recolhido por Deus. Por ocasião da morte, Deus recolhe o fôlego da criatura, para reintegrá-lo ao ar, a fim de que na ressurreição Ele proceda de novo como na criação: fará assoprar o fôlego, do ar para as narinas dos ressuscitados.”- Consultoria Doutrinária., p. 93
Alma - “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra (boneco), e soprou em seus narizes o fôlego de vida (espírito), e o homem foi feito alma vivente.” - Gênesis 2:7. Ao Deus unir esses dois elementos - boneco de barro (corpo) e o fôlego de vida (espírito) - o resultado foi uma alma vivente; isto é, um ser vivente, e este ser vivente só existirá através da junção destes dois elementos que o trouxeram à existência. Exemplo: Unir a cor azul com a amarela resulta na cor verde. O verde não tem verde; ele é verde. Unir o boneco de barro (corpo, matéria) com o fôlego de vida (a vida) resulta em alma vivente (corpo vivente). O corpo não tem um corpo vivente; ele é um corpo vivente. O corpo não tem uma alma vivente; ele é uma alma vivente. O corpo passa a ser “corpo vivente” no instante que recebe o fôlego de vida.
O corpo por si só não pode pensar e agir. Porém, Deus, ao introduzir nele o fôlego de vida, tornou-o mais que uma simples matéria. A união do fôlego de vida (que é a própria vida dada por Deus) com o pó (barro) produziu imediatamente um homem inteligente, com capacidade de pensar e agir. Portanto, a idéia de que o homem tem uma alma dentro de si é contrária a Bíblia. O homem tornou-se uma alma vivente. Ele não tem uma alma, ele é uma alma. Assim fica claro entender as expressões bíblicas: “Minha alma tem sede de justiça... Minha alma clama ao Senhor...”. É o mesmo que dizer: “Eu tenho sede de justiça... Eu clamo ao Senhor.”
Morte - Ao morrer o homem, o que ocorre ? Se ao morrer a pessoa vai para o Céu, para onde vão a alma e o espírito? Se é a alma que vai, o que ocorre com o corpo e o espírito? Irá mesmo o espírito a algum lugar sofrer os processos de: “Evolução” (espíritas); e “Graduação” (pentecostais)? E o que fica na sepultura?
Afinal, quem é que peca: o corpo, a alma ou o espírito? Se o corpo peca, é certo punir o espírito e a alma? Se a alma peca, devem morrer o espírito e o corpo? Veja, quando se colocam duas coisas dentro do homem, fica difícil tirá-las quando este morre. O que ocorre ao homem, ao morrer? “E ao pó volte a Terra como era,...” - Eclesiastes 12:7. “tu és pó e ao pó tornarás.” - Gênesis 3:19. O corpo (matéria), que é barro, volta ao pó, o fôlego de vida volta para Deus e o homem deixa de existir. Na sepultura ficará um completo silêncio, o “barro” sem vida, e o fôlego é recolhido por Deus e reintegrado ao ar. Quando a alma vivente (homem) morre, desfaz-se a junção inicial: barro e fôlego; e alma desaparece, deixa de existir. É a mesma coisa que separar o azul do amarelo: o verde desaparece. Portanto, o homem não tem uma alma. Ele é uma alma. Uma alma mortal que deixa de existir por ocasião da morte.
A Bíblia confirma: “Que é o homem mortal para que Te lembres dele?...”- Salmo 8:4. Mortal - “sujeito à morte” - Dicionário Prático Ilustrado. “E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”- I Coríntios 15:54.
“Ora, ao Rei dos Séculos, Imortal, invisível ao único Deus, seja a honra e glória para todo sempre. Amém.” - I Timóteo 1:17; 6:16. Imortal - “que não está sujeito à morte” - Dicionário Prático Ilustrado. Só Deus é imortal.
2018 © Agência Visão Aberta. Todos os Direitos Reservados.