Oito Pecados causados pelo adultério
Sermão preparado por Inácio de Jesus no dia 12 de maço de 2010
Oito pecados causados pelo Adultério
Texto básico : Malaquias 2 : 14-16
Introdução : Apresentar que o divórcio nunca foi projeto de Deus para a humanidade portanto que o Deus uniu jamais separa o homem .Mostrar que os resultados terríveis causada por uma aliança quebrada.
O adultério é um ato terrível .Por que é um pecado praticado por duas pessoas não é possível esconde-lo por muito tempo dos olhos de terceiros .No adultério estão envolvidos oito atos de violação do código moral de Deus.
- Primeiro pecado - È aquele que é praticado contra o próprio adultério. Por que outras palavras, és responsável por todas as conseqüências do teu ato e é culpado diante de Deus até que tudo seja confessado. Até que dia em que fores perdoado por Cristo para receber a graça purificadora.
- Segundo pecado- É contra a tua própria mulher .O adultério é a violação dos votos matrimoniais, é um imbuste contra a tua esposa por que a tua intimidade com ela foi manchada e destruída. Sabe que traíste o desejo que jamais o desfruta. Os adúlteros têm esta particularidade evitam olhar nos olhos daquele que o ofendeu.
- Terceiro pecado – Pecaste contra o marido da adúltera. O adúltero engana também outro homem,em muitos casos contra o amigo,um membro da família ou um colega de trabalho.Dali em diante o adultério torna-se um terrível obstáculo e um embaraço silencioso na tua personalidade que destrói intimidade de longos anos .Cravaste uma faca da traição nas costas do teu melhor amigo,dum membro da tua família e dali em diante a tua conduta é pretender que nada de errado existe. A isto também se chama pecado secreto que vai martelando a consciência.
- Quarto pecado – Pecaste contra a própria(o) parceira(o) do teu ato. Embora a mulher seja parte do teu pecado, foi a tua iniciativa que provocou a pecar . No principio de uma relação adúltera existe a oportunidade de escapar à serie de conseqüência desastrosa, que o ato irá provocar, falta de discernimento nesse instante fatal leva ao pecado do adultério e arrasta contigo outro ser humano .
- Quinto pecado – Pecaste contra ao teu próprio filhos – Quando o ato é descoberto e exposto à luz resulta na destruição do equilíbrio familiar, na confiança dos filhos nos pais .Magoaste aqueles para quem eras um modelo moral,mesmo para outros familiares e amigos .Os conselhos que deste em matéria de fidelidade a vida familiar são lembrados . Os teus filhos cobram agora para ti, como um mentiroso, falso e traidor. O respeito que te tinha destruído e em muitos casos o teu ato afeta-lo a psicologia moral e espiritual .Danificaste o seu respeito pela vida e alguns cometem suicídio.Este pecado contra seus filhos é extremamente grave pois despedaça a sua fibra moral e faz com que vejam a sociedade onde vivem um ambiente de corrupção e mentira .Em muitos casos destrói por completo a harmonia da vida familiar.Os teus próprios pais voltar-te-ão as costas pois não podem mais ter confiança .nas tuas ações , especialmente se tiverem
que sofre parte das conseqüências do teu ato, como,seja, tomar conta dos teus filhos em sofrimento .
- Sexto pecado- Pecaste contra os teus próprios amigos -A confiança que te desaparecerá .No seu lugar instalar-se-á a suspeita, o ressentimento e vergonha da tua presença no seu meio.Se considerem o matrimônio sagrado, quando chegas eles pensarão.Atraiu própria esposa, os filhos inocentes e parentes e a nós . Quem será a própria vítima? Eis um homem adultério .
- Sétimo pecado- Pecaste contra a sociedade- Sabes que para se viver numa sociedade equilibrada é importante respeitar o código moral bíblico. Isto é fazer aos outros o que queres que te façam aos outros o que querem que te faça ( Mateus 7:12). Enquanto eras fiel à tua mulher não desejava que ela adulterasse contra a tua pessoa . Casaste com ela dentro do principio moral que todos nós temos que obedecer.
O marido de mulher com quem adultera te seguiu também o mesmo principio. Nenhum destas quarto pessoas iniciou a sua vida matrimonial com o objetivo preconcebido de um dia cometer adultério e fato é que ninguém casa com o desejo de praticar o ato .Assim a sociedade em que vivemos é afetada pelo adultério e muito sofrimento é causado a espectadores inocente.
VIII- Oitavo pecado – Pecaste conta o próprio Deus - O matrimônio é uma união sagrada no sentido em que é uma instituição ordenada por Deus na bíblia “Por causa da dureza do coração do homem há certos casos justificáveis de divorcio, mas não existe no código moral divino uma única sentença para justificar o adultério. Está escrito.” Não adulterarás “ ( Êxodo 20:14). É um mandamento muito claro.Violar este mandamento é pecar abertamente contra Deus onipotente que ordenou o casamento e proibi o adultério .As conseqüências desta desobediência são terríveis . A bíblia nomeia nas suas páginas aqueles que não entrarão no reino de Deus e o adultério faz parte da lista que Paulo menciona .( Icorintios 6:10)
Conclusão:
Oito pecados, com suas desastrosas ramificação e conseqüências. Não é porém o pecado imperdoável .O adultério pode ser perdoado e o Senhor Jesus demostrou-o perdoando uma mulher apanhando no próprio ato. Quando os religiosos daquela tempo a trouxeram aos pés de Jesus para ouvirem dos seus lábios a confirmação do que estava escrito na lei quanto ao adultério, apedrejamento até a morte, o Senhor sem dizer uma palavra escreveu ele os nomes de alguns líderes ou de membros das suas sinagoga que já tinha cometido com ela o adultério.
A tragédia do adultério é evidenciada pelo fato das duas parte que não se arrependerem juntos .Jesus perdoou a mulher adúltera, mas onde estava o homem que a levou a pecar ? A agitação causada pelo adultério é como poderosa onda que avança e destrói, no caso do Rei Davi que destruiu uma nação. Mas profundo foi seu arrependimento pois alcançou a misericórdia de Deus e foi transformado ..Deus tem poder para perdoar qualquer tipo de pecado. ( IJoão1:9) .
Notícias dos departamentos
Nossos filhos são o que a Bíb...
Mark Finley - SERÁ QUE A LEI P...
12 horas de Adoração e Jejum n...
Vem aí o Café da Manhã com Cri...
Uma palavra de Alerta para a i...