Jesus – Primogênito, Princípio, Unigênito, Te Gerei, o Pai é maior
Por Inácio de Jesus pregado em Macabu, Rio das Ostras e Guarus
Colossenses 1:15
Como harmonizar – o primogênito da criação, com a idéia da eterna preexistência de Cristo? O que significa a palavra primogênito?
Quase sempre se pensa neste termo em sentido temporal, significando única e exclusivamente o primeiro gerado ou nascido. Mas na Bíblia o significado da palavra primogênito é também de posição.
A palavra grega para primogênito é “prototokos”, formada de “protos”= primeiro, melhor, mais importante, mais preeminente, e “tonos”= nascido, criança.
A palavra é usada na Bíblia para a primeira criança que nasci (ver Gen. 25:25; Num. 18:15; Luc. 2:7 e Heb. 11:28.
Referindo-se a Jesus esta palavra é usada sete vezes no Novo Testamento. Duas vezes, de seu nascimento através de Maria – Mateus 1:25 e Lucas 2:7. Cinco vezes, não do nascimento físico, mas em sentido figurado:
Destas sete referências a Cristo, a que merece especial atenção é a de Colossenses 1:15. Note bem que Paulo não diz que o Filho de Deus foi a primeira criação, mas o primogênito de toda criação. O contexto desta passagem nos prova que não há aqui a idéia de ser o primeiro gerado, mas o que tem a primazia sobre tudo (ver Colossenses 1:18).
F. Bruce em seu comentary on The Epistle to The Hebrews, pá. 15 nos diz que “Cristo é chamado o primogênito de toda a criação, porque Ele existe antes de toda a criação e porque toda a criação é herança d’Ele.”
Apocalipse 3:14
Para uma melhor compreensão do assunto seria bom saber qual a palavra grega que foi traduzida por “princípio” e o seu significado nessa língua.
No estudo de palavras sempre se deve levar em consideração que na maioria das vezes elas não apresentam um único significado.
A palavra é arquê e as seguintes autoridade no grego do Novo Testamento nos elucidam de seus vários sentidos:
a) No sentido temporal - princípio, começo, origem – Lc 1:2 Mc 1:1 1Jo 1:1
b) No sentido de posição – príncipe, autoridade, governante, primazia. É empregada com referência a pessoas que ocupam lugares de importância e autoridade – Lc 12:11 Tito 3:1.
c) No sentido de origem – originador, iniciador, primeira causa. Josefo em seu livro Contra Apion diz que Deus é um “arque” de todas as coisas. O Evangelho de Nicodemos declara que o diabo é o “arque” da morte.
Sabemos que o Filho de Deus é o Criador dos céus e da Terra, segundo Gênesis 1:1; Colossenses 1:16-17; S. João 1:1-3 e Hebreus 1:2. Por isso Deus o Pai o chama de Deus Eterno (ver Hebreus 1:8). Cristo foi o principal Criador do Universo e o Espírito Santo o seu colaborador, na presença do Pai. (ver Gen. 1:26-27; Isa. 34:16; Jó 33:4 e 26:13).
Em Apocalipse 3:14, Cristo é o “arque”da criação, isto é; Cristo é o iniciador da criação.
ª T. Robertson, cuja autoridade no grego ninguém ousa contestar, explica Apocalipse 3:14 assim: “Cristo é a fonte originadora da Criação.” Word Pictures in the New Testament, 2:321.
Para aqueles que querem negar que Cristo é Deus e que foi criado, o apóstolo S. João no capítulo 1, versículo 1, nos diz que no princípio o Logos (A Palavra, Cristo) já era, então Ele pertence à ordem da Eternidade.
Paulo em Colossenses 1:18 designa a Cristo como o princípio dentre os mortos, isto é; o principal dentre os mortos. Paulo não está dizendo que Ele foi o primeiro dos que morreram, afinal, o primeiro a morrer foi Abel. Paulo deseja destacar a preeminência de Cristo.
S. João 3:16
Se Cristo é o Eterno logos, preexistente como pode ser chamado em S. João 3:16 de unigênito Filho de Deus?
A palavra controvertida neste verso, quanto ao seu real significado, é o termo grego monoguenês, que necessitar ser bem estudada para a compreensão do problema.
Monoguenês foi traduzida na Versão do Rei Tiago (KJV) por unigênito, mas na Versão Standard Revisada (RSV) e na New English Bible (NEB) por único.
Monoguenês é uma palavra composta de mono = um, só, único, singular e guenos = espécie; cuja tradução correta deve ser - o único de sua espécie.
A palavra grega “monoguenês” pode significar único quantitativamente (filho único) e único qualitativamente (único em sua geração, nascimento singular, único na maneira de chegar a ser. (ver João 1:14 e 18; 3:16).
Jesus Cristo é “Filho único”, porque da Trindade, Cristo é o único que recebeu o título de “Filho com poder” (ver Romanos 1:4) e o “poder de Deus” (ver 1 Coríntios 1:24).
Uma pergunta lógica vem à mente. Quem traduziu monoguenês para unigênito – o único gerado, se a palavra não tem esta significação?
Onde se lê unigênito, deve-se ler ÚNICO. Porque Cristo é único Filho de Deus, que viveu uma vida sem pecado e entregou esta vida à Deus em lugar da vida pecadora dos seres humanos.
2018 © Agência Visão Aberta. Todos os Direitos Reservados.