MARCUS GUILHERME M. R. GODINHO 4º SALT 1998
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - 21 - 02 -1998.
Tema de estudo: desde do século I até ao VIII século.
INTRODUÇÃO =
1- Importância : Todo o estudo é importante, visa trazer um benefício.
A história do cristianismo embora não muito estudada nos auxiliam a entender o desenvolvimento de idéias e conceitos que aconteceram no passado. Ex.: a festa de Nossa Senhora da Aparecida, não foi inventada. Todo o mecanismo, a verba que foi gasta para a construção da basílica, a crença saiu dos primórdios do cristianismo.
Somos cristãos. Por isso procuramos conhecer fatos da vida do próprio Cristo. Procuramos saber como Cristo pensava e agia para imitá-lo, segui-lo.
A história do cristianismo é importante porque não somente complementa o estudo da história universal mas dá o seu verdadeiro sentido. Sem a história cristã a história universal se tornaria vazia.
A história universal sem Cristo, sem os apóstolos não haveria grandes obras, grandes movimentos religiosos: marxismo, pragmatismo cristianismo, existencialismo.
O cristianismo é o centro da história tudo acontece, gira em torno do próprio cristianismo.
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HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - 23 - 02 - 1998.
I - INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO =
A vida de Cristo é tomada para reger o nosso calendário. Cristo nasceu mais ou menos 752 anos depois da fundação de Roma. Cristo nasceu, morreu e ainda se usava calendário da fundação de Roma. Já mais ou menos no ano 1500 da fundação de Roma, mais ou menos 800 anos depois de Cristo mudou-se esta referência, pois Roma já havia até sido destruída e então, como referência para o calendário passou a ser a vida do nosso Senhor Jesus Cristo.
O fato mais importante de toda a história é o nascimento de Jesus Cristo. Por exemplo, hoje estamos em 1998 anos do nascimento de Cristo (d.C).
A história da humanidade se divide em duas eras : antes de Cristo e Depois de Cristo.
ANTES DE CRISTO = Preparação do mundo para este evento (AT).
DEPOIS DE CRISTO = Desenvolvimento dos ensinos de Cristo (N.T.).
Estudando a história Cristão, estudamos o desenvolvimento das doutrinas de Cristo.
A história do Cristianismo se manifesta na vida do cristão. A vida individual do cristão é o resultado de todo este processo histórico. A história passada determina minha conduta de hoje.
A vida de cada cristão reflete, representa o resultado da história do cristianismo até hoje.
II - AMBIENTE DO SURGIMENTO DO CRISTIANISMO =
GOVERNO = Surgiu durante o domínio do império romano. O governo era centralizado no imperador e no senado. Tinha um caráter ditatorial. Este governo comandava em torno ao mediterrâneo: Europa, Palestina e o Norte da África. Ele controlava este enorme território, porque haviam cinco estradas que levavam a Roma: “todos os caminhos levam a Roma”. Claro só haviam cinco estradas, não podia ser diferente. Eram com calçamento, ex.: A via Ápia reconstruída por Nero.
É neste ambiente que surgiu o cristianismo.
B) CULTURA = Era grega, assim como é o inglês hoje para nós brasileiros. Os Romanos não gostavam dos Gregos mas apreciavam a cultura grega. Os professores eram gregos. A educação era retórica e artificial: somente teoria, nada prático. Se falava o grego koine.
Haviam dois centros de estudos : a) Atenas e b) Alexandria.
*Médicos e professores (em sua maioria), eram os práticos. Não haviam estudado, eram escravos, equivalia a enfermagem hoje (haviam tb. Os profissionais, que estudavam para exercer estas funções).
C) A RELIGIÃO = Nesta época todas as religiões eram politeístas (adoravam muitos deuses). Cristo agora começa a pregar um único Deus. As religiões tb. Eram nacionalistas: cada um praticava a religião de sua nacionalidade. Ex.: se nasceu romano tinha que praticar a religião oficial de Roma. Hoje a única religião nacional é o hinduísmo na Índia.
As duas grandes religiões da época era a Romana e a Grega (claro está que na palestina estava o judaísmo). - Rel. Romana: consideravam os deuses representações das funções humanas: liberdade, amor, caça, etc.
Rel. Grega: era semi-panteísta. Os deuses se manifestavam nos objetos da natureza. Ex.: centauro (parte de homem, parte de cavalo), minotauro (corpo de boi, cabeça humana). Este era o ambiente, Cristo devia dizer que tudo isso estava errado.
O judaísmo tornou-se rel. Nacional, mas com uma diferença, eram monoteístas. Não era a vontade de Deus que esta fosse restrita aos judeus (rel. Nacional), porém esta tinha a tendência de fechar-se em si mesma.
III - AS FASES DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO =
A) Primeiro período = Igreja primitiva = com três fases.
1. As fases da igreja apostólica (desde o nac. De Jesus até a morte do último apóstolo - ano 01-100 d.C.
2. Fase das perseguições : Desde o último apóstolo até o período do Imperador Constantino - ano 06-313 d.C.
3. Cristianismo como igreja oficial do império : Desde o imperador Constantino até Gregório o grande - 313 - 590 d.C.
B) Segundo período = período da igreja medieval. 3 fases.
1. Desenvolvimento do papado - ano 590 (Gregório o grande) até ano 800 d.C ( império de Carlo Magno).
2. Desenvolvimento do santo império romano ocidental. Desde de Carlo Magno até Gregório sétimo - ano 800 - 1073 d.C.
3. Fase da pré-reforma. Desde Gregório VII até Lutero 1073 - 1517 d.C.
C) Terceiro período = três fases.
1. Reforma e contra reforma : Desde Lutero até paz de Wstfalia ( foi um acordo para parar de brigar protestantes e reformadores) 1517- 1648.
2. Despertar de novas idéias : desde a paz de Wstfalia até a revolução francesa (1648-1792)
3. Fase atual ou contemporânea : desde a revolução francesa até hoje (1792-1998).
IV - PREPARAÇÃO DO MUNDO PARA O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO =
A) Filosofia grega. Ex.: quando Pitágoras dizia : “como surgiram as árvores, as montanhas, etc.” Ele respondeu foi através do número. Sem o número nada existiria (só com três pernas não haveria uma mesa, para uma pirâmide tem que ter 4 lados, com três não seria pirâmide, para formar a água são precisas 2 moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio: H2O).
Baseado nestes estudos e muitos outros ele não acreditava que eram os deuses gregos que haviam criado tudo. Acreditava em “uma força organizadora”. Esta força para ele era o número. Isso porque não conseguiu descobrir a realidade divina. Deus estava iluminando este homem, não viu toda luz da verdade, toda a realidade divina. Queria reconhecer um ser superior a todos os deuses humanos que criou o universo. Fez Pitágoras os cálculos sobre o teorema de Pitágoras (catetos ao quadrado, etc.).
Os filósofos iluminaram o mundo com seus pensamentos. E. W. Diz que essa fonte de luminosidade vem do mesmo Deus.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - 27-02-1998 (por Rafael Ayala).
1- SÓCRATES =
Vivia num ambiente do paganismo. Muitas coisas que ele disse hoje vemos que é verdade. Método para chegar ao conhecimento: Mayeutica (ensino pelas perguntas).
Trabalho de parto: significa ajudar a mãe para uma criança nascer. O conhecimento está o interior do ser. Ou seja ajudar uma pessoa no nascer do seu conhecimento, demonstrar o seu conhecimento através de perguntas, isso é Mayeutica. Para Sócrates o conhecimento vinha de dentro do ser e não de fora. Ele tinha seus discípulos e pegava um objeto desconhecido e mostrava a um dos seus alunos e lhes perguntava o que era? Pois suas partículas estão unidas, por que estão unidas? R. Pela atração existente entre seus átomos.
Para Sócrates o melhor conhecimento vinha da moral. O principal conhecimento devia ser da moral.
Salomão era muito inteligente, mas se hoje lhe déssemos um carro ele não conseguiria
concertar, não tinha conhecimento a tecnologia.
Para a pessoa ser grande ele deve conhecer, para ser virtuoso e bom deve conhecer. Com isso somos levados a um intelectualismo. Com o intelectualismo, no contexto bíblico teremos uma melhor educação. Este intelectualismo que leva a uma melhor educação (de acordo a Bíblia) “é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e mentais”, segundo a Sra. E. W. Entretanto um intelectualismo não é vital para nossa salvação (assim a Bíblia nos afirma).
Para Sócrates, homem bom era aquele que praticava a moral. O conhecimento da Bíblia nos leva também a moral, mas a comunhão nos leva mais ainda a moral.
“Cada homem tem uma voz interior” . Sócrates disse ter um Espírito Santo que o levava a praticar a verdade.
Prática Moral = Voz interior. Continua o princípio que o conhecimento sai de dentro para fora.
Não podemos afirmar categoricamente se o conhecimento é de dentro para fora (revelação dada a Sra. White), e de fora para dentro (as parábolas de Jesus).
Sócrates morreu e 399 fiel ao se princípio. Nasceu em mais ou menos 440 a.C.
PLATÃO = (430 - 340 a.C.).
Baseou seu método mais ou menos no de Sócrates, ele o chamou também de “dialética.
Dialética : exposições de primeiros conceitos sobre um determinado objeto: Primeiro conceito (terra) - Conceitos contrários (antítese) - Conceitos permanentes (Síntese). Exemplo:
Se queriam conhecer, Platão vai indicando os primeiros conceitos: sólido, cilíndrico, branco, serve para escrever (tese), a cor branca vem do cal. Não somente sólido cilíndrico de cor branca podendo escrever, mas tb. A cor branca pode vir do sal (antítese).
Muitos dos conceitos da tese caem, outros não (tese).
Tese X Antítese desfaz alguns conceitos da tese.
O que sobrou é da tese e da antítese uma síntese. A síntese dos dois são os resultados finais do objetos.
Exegese: Capta o que a Bíblia diz, retiramos todos os ensinos que são dados pela Bíblia.
Exegese: Coloca a sua interpretação dentro do versículo como ele quiser.
A filosofia de Platão está baseada em 2 mundos. Num mundo real e no ideal.
REAL = mundo real, objetos (incluem também os sentimentos existentes) e também os cosmos.
IDEAL = mundo das idéias. Lopos Uranos (em grego significa lugar do céu), ali estão as idéias.
Primeiro céu: onde as aves ficam.
Segundo céu: as estrelas, o cosmos.
Terceiro céu: a Bíblia não nos revela.
Para Platão é nesse estágio que estão as idéias, o mundo das idéias, ai estão formadas por uma idéia absoluta que existe. Aí.
Idéia absoluta é a idéia do bem. Todas as idéias foram formadas geradas da idéia do bem.
O mundo dos objetos refletem o mundo das idéias. O que no mundo dos objetos existem já existiu no muno das idéias.
Com a nossa mente concentrada chegamos até o mudo das idéias e lá está a resposta, o que nós buscamos.
Tudo que fazemos no mundo real nós tiramos do mundo das idéias. Fazer um mesa, um prédio, etc. Tiramos essa figura do mundo dessas idéias.
O erro para Platão era não fazer o bem.
A religião deve estar fundamentada em reverenciar aos grandes homens da filosofia. Esta é a filosofia do positivismo. Apesar de ser um grande intelecto (Platão), diz E.W. a fonte que inspira estes homens é Deus. Satanás infelizmente transforma esta verdade (dada por Deus) em maldade (mistura as coisas). Toda a verdade que surge na mente humana é uma inspiração de Deus. Das idéias que estão no mundo a mais excelente é a do bem. Se ele conhecesse a Deus, ele identificaria este bem absoluto (base de toda a criação) como se fosse o Deus vivo. O homem é formado (segundo Platão) pela matéria (corpo) e uma entidade eterna indestrutível, incorruptível que se chama ALMA. Esta é anterior a matéria. Platão também fala de uma salvação. Porém, não entendemos hoje isso porque para ele não existia pecado, então salvar do que? Nem ele sabe porque. Para se salvar o homem só precisa fazer uma coisa que é praticar o BEM. Para nós a salvação vem pela fé e a prática do BEM virão em conseqüência da fé. Portanto Platão não estava longe da verdade. Esta prática do bem é fazer o melhor possível em tudo o que se faça com estética e a beleza (ex.: um móveis, uma casa, etc.).
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 02/03/1998 =
ARISTÓTELES 384-322 a.C. =
Foi o mestre de Alexandre o grande, formou a personalidade deste general. A humanidade nunca conheceu outra figura militar como este (o chifre do bode).
O método para conhecer Aristóteles é a LÓGICA: é o estabelecimento de uma seqüência de afirmações ou premissas (primeiras afirmações) que conduzem a uma conclusão (esta conclusão é a verdade. Ex.: As aves tem pena a galinha tb. : conclusão a galinha é uma ave. O mamífero toma leite os cachorros tb. Conclusão cachorro é mamífero.
Em sua filosofia ele procura unir em um único sistema um mundo físico com um mundo metafísico (Para Platão era: Real e Irreal). Porém Aristóteles une estes mundos e Platão não. Ele une falando que para a existência de tudo precisa de dois elementos: MATÉRIA E A FORMA: Matéria (físico), Metafísico (a forma). A forma ele chama de Entelequia (elemento metafísico que dá forma ao intelecto). A matéria uma massa (posso dar a forma de um pão italiano, francês, bolo, etc.) agora vou dar a esta massa a FORMA (abstrato, metafísico). Porém é preciso esta forma para que seja um pão francês ou qualquer outro objeto. Assim a idéia e o objeto estão unidos. Deus criou tudo unido matéria e forma não dois mundo, Deus criou só um universo. Aristóteles tem sua idéia a respeito disso: A idéia de movimento (uma mesa, foi o marceneiro que deu a forma a madeira - matéria - transformou-a em mesa) Alguém precisou atuar (idéia de movimento) alguém precisou colocar força (ex.: o marceneiro). Fazendo um retrocesso: árvore, saiu da semente, mais quem plantou a primeira semente (a causa primeira que Aristóteles chega) Quando isso aconteceu, tem que haver um começo. Nesta de idéia de causa efeito, efeito causa (ovo x galinha, galinha ovo). Ele pensou: esta primeira causa deve ser uma causa que não veio de outra causa. Ele a chamou de Deus (a causa que não admite outra causa). “No princípio era Deus” (‘Gen. 1:1), ninguém criou a Deus (Pr. Rubens). Como Aristóteles chegou a este conceito? (Quando ele encontrou esta verdade, satanás misturou isso, soterrou com uma camada de erros). O maior dele cometido pela filosofia de Aristóteles, foi a imortalidade da alma: homem + corpo (dimensão física) + corpo (dim. Meta física). Também segundo ele no homem existia um elemento divino: LOGOS (alma). Esta alma jamais morria.
EPICURISMO (de Epicuro - 347 - 290) é um sistema de pensamento. Grego.
Para ele: a matéria é eterna. Não existem seres divinos (caso exista eles não importam com os seres humanos); a única existência é a vida presente. O propósito de estarmos aqui é a busca cuidadosa do prazer. Ele dá algumas normas de como alcançar o prazer: devemos rejeitar todo o prazer que cause tristeza, dor ou sofrimento (ex.: em uma partida de futebol, por uma simples canelada, causou dor, então deve ser rejeitada). Evitar um prazer se este nos priva de um prazer maior. Ex.: estudar (com sacrifício), faltando a festas e diversões por um prazer maior que seria tirar uma boa nota. Devemos suportar a dor, sofrimento, sacrifício, quando isso nos conduz a obter prazer. Evitar a dor ou toda a atividade que não conduz ao prazer.
Os seguidores de Epicuro não entenderam bem estas normas confundiram tudo isso: Misturaram. Para eles o prazer era a felicidade, esta era a verdade que por sua ver era virtude, e a dor era o sofrimento. O prazer era a verdade e o sofrimento era o erro o erro era a perversão.
Confundiram tanto eles que o lema deles era: “comamos e bebamos hoje que amanhã morreremos” (esta frase já estava na Bíblia).
ESTOICISMO (de Zeno de Citium 290- ). Grego.
Este nome é devido que ele ensinava no portão da cidade de Atenas. Em grego portão é “stoa” (estoicismo).
Em que consiste o Estoicismo =
O universo está formado de dois princípios: o passivo, inativo (a matéria).
Outro princípio é o ATIVO: LOGOS supremo, Dinamis, tb. Zeno o chama de natureza. Os seus seguidores o chamaram o princípio ativo de ANIMA MUNDI. Os objetos surgem : se desprendem do LOGOS supremo parte deste LOGOS (estes fragmentos recebem o nome de “LOGOI
Spermatikoi”: sementes que geram objetos. Zeno disse: todos os objetos tem uma parte da divindade dentro de si (um fragmento do LOGOS supremo). Este LOGOI Spermatikoi entra nos objetos para dar sua existência. Assim parte de Deus está em tudo (um tipo de panteísmo). Já que Deus está em todos os objetos, Ele permitiu que o marceneiro (por ex.) serre uma tábua (onde tb. Ele está). Assim tudo o que acontece (mesmo catástrofe) é por determinação dos deuses. O homem só tem que aceitar a vontade dos deuses. Isso levou os católicos a aceitar o destino.
Ele recomenda evitar a compaixão e misericórdia (é a vontade de Deus que ele sofra), não posso ir contra a vontade dos deuses.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - 06/03/1998 (por Rafael Ayala).
O JUDAÍSMO = A influência da Religião persa. A Religião persa foi fundada por Zaratustra, mas os gregos o chamaram de Zoroastro.
Essa religião estava fundamentada no dualismo (bem-mal). O Deus do Bem era Orimuz o do mal Ariman. Eles relataram que Orimuz venceria Ariman no final. Eles criam em demônios, anos, ressurreição, vida eterna. Os judeus se deixaram influenciar e publicaram uma lista de anjos chamadas angelogias e lista de demônios conhecidas como demonologias.
Os judeus criaram as sinagogas lugares de estudo dos textos sagrados, para que não ficassem estudando no templo. No tempo de Jesus a sinagoga era mais importante do que o templo (onde se faziam os sacrifícios e o comércio).
No ano 160 a.C. é período dos Macabeus. Surge neste período uma divisão de judaísmo, e os que aceitavam a cultura grega e os que negam a cultura grega.
Um grupo estava assimilando a cultura grega, estava aceitando a influência grega. Se chamavam Saduceus, que foram apoiados pelos macabeus e os nobres judeus (os que tinham dinheiro). Eles negam a ressurreição, negam a vida eterna (nos céus), negam a existênca de seres sobrenaturais, negam escritos antigos (sacrifícios). Só faziam o comércio.
Os Saduceus combatiam os fariseus, na ocasião de Jesus, eles se uniram para procurar erros nas doutrinas de Cristo e juntos atacaram a Jesus.
FARISEUS = significa tradição, separação). Era um grupo em oposição a cultura grega. Eles aceitaram mais as tradições dos escritos dos pais do que o texto sagrado, a Bíblia.
PHILO DE ALEXANDRIA:
Era um judeu fariseu e queria unir o judaísmo com o helenismo. Neste seu desejo surge o gosticismo, surgem todas as bases do gnosticismo.
II - SURGIMENTO DO CRISTIANISMO =
1- O nascimento de Cristo.
Que ano nasceu?
Até o século VIII o calendário em vigência era o romano. Era baseado a fundação de Roma e se chamava em latim: Annus Urbi, significa ano da fundação de Roma. No século VI d.C. quando Dionicius Exiguo, menciona que o fato mais importante da história é o nascimento de Cristo. O fato mais marcante é Cristo.
Este fato divide a história e duas fases, a.C. e d.C.. Ele divide mas ninguém usava. O que sim usavam era a terminação AU (Anus Urbi).
Diz ele que Jesus nasceu no ano 754 A.V. portanto para o cristianismo este representa o ano 01. Como Dionizio exíguo tinha pouca influência política não conseguir ver seu projeto realizado. No ano 800 d.C., Carlo Magno começa usar o calendário de datação proposta por Dionicius Exíguos.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - 13/03/1998 =
Segundo Flavius Josephus, Herodes morreu durante o eclipse da lua daquela época, hoje se sabe pelos estudos astronômicos que aconteceu em 13/Março de 750 A.U (Ano da fundação de Roma). Assim concluímos que Jesus nasceu em Jan., Fev. De 750 A.U. (ou seja Cristo nasceu 3 a 4 anos A.C.).
RECENSEAMENTO: Maria e José foram com Jesus de Nazaré a Jerusalém para serem registrados. Aconteceu na época de Quirino Governador da Assíria (Luc.2:2). Se marcava os tempos relacionando com outros fatos que não tem nada a ver com o fato em pauta. Jesus nasceu nesta época. Nos resta saber quando Quirino foi governador da Síria (Atos 5:37: Judas (não sei quem) fez uma revolta). Temos dois fatos. Flavius Josefos disse: que a revolta de Judas foi quando Quirinos foi governador da Síria (760 A.U.). Mas assim Jesus já teria 10 anos ou nasceu em 760 A.U. A solução vem pela Arqueologia que nos diz que Quirinos foi governador da Síria em dois períodos não consecutivos: - Prim. 750-753 A.U. (Lc.2:2). Nsc. De Jesus.
Foi um recenseamento (em 750 A.U. - Seg. 760-765 A.U. (At.5:34) Rev. De Judas.
E outro em 760 A.U.).
A CRONOLOGIA DE JESUS =
O nascimento de Cristo aconteceu em 750 A.U (Ano Urbis) - menos 3 ou 4 da era Cristã.
Batismo 780 A.U. 27 d.C. + ministério de três anos e meio, chegamos até sua morte em 783 A.U. (31 d.C).
A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO QUE COMEÇA COM O CONCÍLIO DE JERUSALÉM =
Esta reunião aconteceu porque o Cristianismo era uma seqüência do judaísmo (ou seja prim. O judaísmo (dos judeus) e depois o cristianismo). Os Judeus diziam: salvação é igual aos ritos do judaísmo (Purificação e circuncisão) e + Cristo.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 16/03/1998, SEG. FEIRA.
O concílio de Jerusalém que foi presidido por Tiago irmão de Jesus (que não fazia parte do grupo dos apóstolos, os católicos o tem como o primeiro papa), aconteceu por uma discussão entre os judeus e os cristãos: para judeus: salvação por Cristo mais os ritos, Paulo entretanto prega que a salvação é através do batismo somente em Cristo (sem os ritos).
Conclusão do Concílio: os cristãos convertidos não deveriam estar obrigado com os ritos.
O REINO DE DEUS E A IGREJA:
A mensagem de Cristo era O Reino de Deus. Jesus somente duas vezes menciona “igreja” (Mt.16:18; 18:17), na maioria das vezes reino de Deus.
O reino de Deus pregado por Cristo tem duas bases: O reino da Graça (o próprio reino de Cristo). Este está constituído por todos os que aceitam a Cristo como Rei, vivem neste mundo mas não são deste mundo.
Reino da Glória (eterno, no céu)= Todos aqueles que aceitando a Cristo entram no céu, não vivem mais no mundo. Aquela parábola das bodas, que para entrar deveria estar com as vestes das bodas (da justiça). Para o Reino da graça é possível viver sem estar com a devida vestimenta, porém para o Reino da Glória é impressíndivel que esteja com as vestes da justiça. Somente os que estiverem os céus terão a experiência de assistirem as bodas do cordeiro.
O que vimos era a mensagem de Cristo. Agora a mensagem dos Apóstolos era “igreja”, existem 107 vezes na Bíblia a palavra “igreja”: “Exlesia” (gr.): Ex.: para fora, xaleo: chamar, ou seja “chamado para fora” (sair de casa para uma reunião ou assembléia, é um chamado ou convocação). Igreja também tem um sentido restrito e outro amplo. Sentido Restrito: aquela assembléia celebrada num determinado lugar : ex.: a reunião de Jerusalém ou de Antioquia. Sentido Amplo: é a reunião de todas as congregações unidas principalmente por uma organização e a fé em Cristo. Ex.: Igreja do IAE (sent. Restrito), Igreja mundial (sent. Amplo).
Como eram as igrejas primitivas. Eram autonomas, não havia organização, eram independente, eram constituídas principalmente por pessoas pobres. Os ritos praticados eram a ceia e o batismo. A maior parte dos membros eram gregos mais os judeus (por isso tinham problemas de raça, étnicos).
Os cargos dentro da Igreja. Haviam os transitórios e os permanentes. Transitórios: Os apóstolos, por que não estavam em um lugar fixo (Ele era responsável pela igreja aonde se encontrava). Haviam dois tipos de Apóstolos: no sentido restrito: eram os discípulos de Jesus (tinham autoridade transitória). Outro sentido amplo, pleno: todos os enviados ao campo missionário. Ex.: Barnabé, Marcos, Silas, Apólo.
Permanente: dois cargos permanentes: Ancião e Diácono. Ancião (presbítero em gr.)= era o chefe, pastor da igreja a qual pertencia. Diácono (doulos em gr.: servo voluntário): era auxiliar nos serviços da igreja, estes recebiam salário da igreja.
Literatura do primeiro Século. Durante este século apareceram muitos escritores. Muitos escritos se referem a vida de Jesus e ao trabalho missionário dos apóstolos. Qual o critério para escolher entre tantos escritos quais fariam parte do N.T.. O critério era conhecer o autor. Se este autor recebera ensino do próprio Jesus (um dos discípulos por exemplo): Mateus, Tiago, Pedro, etc. O único que foi uma exceção foi Lucas (que não estivera com Jesus). Muitos outros escreveram coisas boas, mas por não haverem estado em contato com Jesus foram rejeitados para compor o N.T. Os livros atendiam determinadas finalidades: sobre a vida de Jesus: Mateus, Marcos e João. Agora Lucas escreveu sobre a vida de Jesus, dizendo o que Jesus fez quando estava na terra e o que fez quando estava nos céus. Na terra: S.Lucas. No céu: Atos dos apóstolos (atos de Jesus no céus, inspirando os apóstolos através do Espírito Santo). Outra finalidade era instruir para a doutrina de Cristo: I, II Tess., Gálatas, Romanos e Efésios, Tiago. Outra finalidade é organizar a Igreja: I, II Coríntios. Mas naquela época já surgia idéias contrárias, por isso haviam literaturas para combater os erros da igreja: Hebreus, I, II João, I, II Pedro, Judas, Colossenses. Epístolas visando a formação de novos apóstolos: I, II Timóteo, Tito, Filipenses. Escritos que tratam de um problema social. O cristão deve ou não ter escravos? Como o Cristão deve tratar seus empregados. Filemon trata este problema. Estimulo a vida, experiência espiritual: Apocalípse, e III João.
A IGREJA E A PERSEGUIÇÃO =
Por que a igreja foi perseguida. Uma das primeira causas: O cristianismo foi considerado um movimento subversivo (pregava o estabelecimento de um novo reino). Outra causa era que o Cristianismo era considerado sociedade secretas (devido a suas reuniões em lugares secretos). Outra causa: eram considerados um grupo de supersticiosos e ignorantes, atos contrários a moral romana (a santa ceia por exemplo: comer e beber a carne e o sangue de Cristo). Estes atos eram contrários a moral romana. Eram tido como um grupo de práticas imorais. Principalmente foram perseguidos pelo espírito de ecumenismo e ósculo santo. Ecumenismo (não o da igreja católica: um só pastor, um só povo), mas sim a vivência como uma só família. Os romanos pensavam que ali eles praticavam atos sensuais, pois este era o conceito de ecumenismo da época. Entre os Árabes o ósculo e praticado, este somente entre os homens, as mulheres são como um objeto. Foram acusados por serem os causadores dos terremotos, fomes, derrotas militares, etc.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 20/03/1998
CAUSAS DA PERSEGUIÇÃO (continuação).
Todas as religiões eram nacionais e não faziam proselitismo, porém os cristãos sim faziam. Por isso se tornavam repugnáveis para alguns. As pessoas permaneciam na religião em que haviam
nascido.
AS PERSEGUIÇÕES =
SÉCULO PRIMEIRO E SEGUNDO:
A) Pers. Do primeiro século. No reinado de Augusto César (30 A.C. - 14 d.C). Aqui foi decretada a morte das crianças por Herodes.
O segundo imperador deste tempo foi Tibério César (14 d.C - 37 d.C). Aqui aconteceu a morte de Cristo no ano 31 e de Apedrejamento de Estevão em 34 d.C..
O terceiro imperador foi Calígula (37- 41 d.C.). Acontece a Conversão de Paulo (ano 40), e conversão de Cornélio (ano 40).
Império sob Claudius (41- 54 d.C.). Aconteceu a morte do primeiro discípulo mártir: Tiago (44), perseguição de Pedro (44), e Concílio de Jerusalém no ano 50.
Nero (54-68 d.C).= Este enxugou a máquina administrativa, e realizou várias obras públicas: as estradas (inclusive a via Ápia), prédios públicos, palácios, etc.). A nação cresceu e se embelezou. Porém para reconstruir os prédios públicos era necessário destruir os anteriores através do fogo. E por isso muitos prédios (que não eram para ser queimados) foram queimados. A vontade de Nero era realmente que tudo se queimasse para ele ter a oportunidade de reconstruir tudo de novo. começaram a querer perseguir a Nero. Ele para livrar-se disso lançou as culpar sobre os Cristãos (seguindo o conselho de alguns adeptos judeus).
DESCENDÊNCIA =
Foi neto de Carlos o impecíl, sua mãe se chamava Agripina. Mandou envenenar seu irmão chamado Britânico e também mandou a matar esposa, e mandou abrir o ventre de sua mãe diante dele (a matou). É provável segundo estudiosos que Nero queria ver o ventre para saber o lugar onde estava antes de nascer. Por isso a medicina adotou este processo e o chamou de Cesariana (um corte ao ventre). Outro aspecto de sua loucura é o incêndio de Roma no ano 64 d.C. para livrar-se disso ele culpou aos cristãos. Devido a semelhança do nome de um Crestos (que era um revoltado, rebelde da sociedade, foi um pretexto).
Em 67 (+-) ainda Nero autorizou o martírio de Pedro e de Paulo.
Depois de Nero surge o imperador Galba (68-69 d.C). Depois de Nero, o império estava em crise, muitos imperadores assumiram a função, mas não figuram nas páginas da história por não haverem escrito nada.
Após Galba, veio Vespasiano (69-79)= Neste período foi destruída a cidade de Jerusalém (70 d.C).
Posterior a Vespasiano, assumiu o poder o general que havia destruído Jerusalém no tempo de Vespasiano seu pai. Próximo do coliseu de Roma está o arco de Vespasiano e de seu filho Tito.
Domiciano (81-96)= Nesta época, o último apóstolo não foi morto, mas houve uma tentativa de o matarem (João). Foi o único discípulo que não foi martirizado (segundo a Bíblia), morreu em Éfeso. Segundo a tradição: foi lançado em um caldeirão de óleo quente, mas ele não morreu, para que se cumprisse o que Jesus havia prometido em João 21:23). Domiciano assim sabendo que não poderia matá-lo, mandou-o a Ilha de Patmos no ano 94 d.C.
Assumiu o imperador Nerva em 96-98 que decretou em 96 uma anistia(após dois anos que estivera em Patmos). Foi levado a Éfeso aonde morreu.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 23/03/1998.
PERSEGUIÇÃO NO SEGUNDO SÉCULO:
TRAJANO= Foi imperador desde 98-117 d.C. Este homem renovou a perseguição contra as associações secretas. E uma estas era o grupo dos cristãos. Só pelo fato de serem cristãos já eram descriminados. O governador Plínio (de Bytinia). Ele pensa será justo que os cristãos devem ser perseguidos só pelo fato de serem cristãos. Manda uma carta para Trajano.
Plínio recomenda a Trajano, que a perseguição fosse feita em base de três detalhes: Sexo, Idade e Posição. Não matar quem seja do século feminino. Idade: não executar Criança e velhos. Posição: pessoas de cargos elevados não executar. Isso foi adotado para todo o império e não somente para Bytinia.
A forma de livrar-se do martírio era amaldiçoando a Cristo e adorar ao deuses do paganismo romano.
*Realeza, República e por último império (fases no governo romano).
*Um dos escravos que foram que era treinado para lutar com os gladiadores Romanos, se revoltou este era Espártacus, que deu muito trabalho por três anos ao império. Chegaram a ser 10.000 em uma época.
Inácio de Antioquia: foi martirizado, foi levado a Roma acorrentado.
Após o imperador Trajano, veio Adriano (117-138 d.C.). Método de perseguição. Nos anos 128 mandou reconstruir junto ao templo de Jerusalém, mandou construir uma cidadela romana chamada Aelia Capitolina. Isso foi uma ofensa para o judaísmo. Por causa disso houve uma revolta dos judeus (não podiam aceitar que o paganismo estivesse na área do templo). Esta revolta foi punida pelos romanos com a morte de meio milhão de judeus, entre eles muitos cristãos. Entre os cristãos que morreram no tempo do governo de Adriano, se menciona uma senhora que escolheu pelo martírio a não morar no palácio romano: Sinforosa e suas cinco filhas.
Depois de Adriano governou Antônio Pio (138-161 d.C.). Diminuiu, reduziu a perseguição. Também ele condena as acusações com falsidade. Neste período foi martirizado o último discípulo de João (que foi o últ. Disc. De Jesus): Policarpo.
Próximo imperador foi também conhecido por filosofo: Marco Aurélio (161-181). Se tornou seguidor do estoicismo, nesta posição ele condenou os cristãos como um movimento de fanáticos e supersticiosos. Então ele decreta uma perseguição terrível como sendo o desejo dos deuses. Neste período de crueldade, se levantam os primeiros cristãos que não aceitam o martírio. Ou seja deixava ser martirizado porém se defendiam com as chamadas apologias. O primeiro deles foi Justino Mártir. Depois também temos Athenágoras e Melito.
Entre os perseguidos neste período está a figura da virgem Blandina.
O CRESCIMENTO DA IGREJA:
A igreja crescia por:
1) um movimento chamado Diáspora (dispersão dos judeus), pela Perseguição e pelas viagens missionárias: Os métodos de divulgação do evangelho eram três: a través do Kerigma (proclamação em lugar público). Outra forma era a través do Didake (ensinar, era uma pregação pessoal como estudos bíblico).
Qnosticismo.
Bytos -Nous-Aletheia
Aeon-Logos-Zoe-deca
Siege-Anthropofos-Eclezia-dodeca
O Qnosticismo indicava que Bytos era o pai supremo entre todos estes deuses, forma a plenitude divina, o esp sant forma Jesus, e o corpo de Jesus forma o pleroma, eles separam Cristo ‘um ser e Jesus é outro ser , Cristo entra em Jesus no batismo e abandona na cruz. E não Jesus para eles é um ser humano comum.
A criação do mundo ; o mundo tem uma estrutura imperfeita, então este mundo não podia ser criado por um eus perfeito então chamam de demirgu.
Então eles criam um deus Sofia que criou demiurgo =a Jeová do A.T.
O raciocínio é lógico mas longe da verdade.
Para eles humanidade apresentam três tipos
1)Hilicos = carnais, estão destinados a destruição
2)Psiccos = Tem corpo +alma (podem se salvar)
3)Gnósticos = Estes são os que se salvam.
Maniqueismo
Foi fundado por um senhor chamado Mene, Mani, mniqueu.
Ele criou um sincretismo misturando com o budismo, zorostrismo , cristianismo. Ele cria nisto como verdadeiro ,ele ensinou entre 230- 250d.c. Eles crêem no dualismo nós cremos que o mal entrou por uma eventualidade e que o bem é o único que existe na eternidade.
A homeopatia ensina que toda planta tem um poder.
O bem é representado pela luz e o mal pelas trevas.
O sol é a luz
Mundo:
Trevas - É a matéria.
luz - É o esp do mundo
Homem:
Trevas - corpo
Luz - alma que esta aprisionada no corpo.
Cristo é a plena luz, e que o corpo de Cristo era a luz com aparência de corpo. Veio para ensinar
como libertar a alma de seu corpo.
Neste grupo existe dois tipos:
1) Os perfeitos = Tem uma vida ascética não reconhecem o matrimonio e são os mediadores entre Deus e o homem .
2) Os ouvintes = São os liberais, mas não recebem os privilégios dos perfeitos só se pagar aos perfeitos
Monarquianos;
Tertuliano chamou a este grupo de monarquiano , por causa do monoteísmo, O Esp. Sant = ao poder do pai (Alogi) = é o principio que nega a divindade do LOGOS.
Quem é Cristo?
1) os dinamistas Teodato de bizancio e Paulo de Samozata.
Eles diziam que Jesus é um ser humano que recebe o poder de Deus no batismo, então Jesus se tornou em cristo negam a encarnação
2) Os modelista:
Foram liderados por Praxeas e Berilo.
Eles aceitam a encarnação de Deus o Pai em Jesus que é o único Deus. Erro doutrinário ,Jesus morreu então Deus o pai também morreu. Então a morte de Deus na cruz é a doutrina de Patripaciano.
Montanismo:
Foi uma expressão do cristianismo ensinado por um senhor chamado Desmontano e era sacerdote da cidade de Cibele. Montanos = mutilado,
Dia 20\04\98.
Ipólito foi bispo de Roma ele aceitava a trindade não como três pessoas ,
a encarnação serve para manifestar o filho de Deus. O LOGOS é a essência do filho de Deus o LOGOS é então a essência que se chama de sustase e o corpo formado pelo LOGOS se chama hipostase
para compreender a Ipolito nós citamos o exemplo da água do gás e o gelo.
O LOGOS sem o corpo não é filho de Deus e o corpo sem o LOGOS não pode existir.
Ele reafirma posição de Irineu que é a doutrina da recapitulação.
A salvação consiste em conhecer a deus .
3 período cientifico.
Estudos e métodos de interpretação
c. Tertuliano era filho de um proconcio seu nome era Quintus septimus Florens Tertulianus.
Possivelmente nasceu no ano 150 ra filosofo. E era um seguidor do estoícismo = o destino é traçado pelos deuses esse converteu aos 30 anos ao cristianismo e se tornou bispo de Cartago e um dos primeiros a escrever em latim .
Doutrinas de Tertuliano ele aceita as três pessoas mas diz que só o pai é
Deus eterno ele não aceita a coeternidade o que ele aceita é a hierarquia Divina,
Encarnação o LOGOS entra em Maria e fabrica Jesus tomando uma parte de Maria para pode-lo formar, e desta parte ele produz o corpo de Jesus verdadeiro homem e verdadeiro Deus
como homem pode morrer e tem fraquezas fome sede cansasso e ainda como homem experimenta a dor , tristeza e como Deus Jesus é imortal e como Deus Jesus tem poder e vence o pecado
Pecado original. Ele diz que o pecado original foi cometido por Adão porque ele queria ficar livre da vontade Deus, como Adão pecou mudou a natureza humana, o homem começou a envelhecer.
Mas à uma coisa que não muda que é a alma que continua imortal.
Se esta alma não muda como a uma relação de pai para filho?
Ele cria no traducionismo , que é transmissão de pai para filho da alma, então como o homem irá se salvar? Então a salvação vem d batismo , pois a água tem um poder purificador pecados cometidos após o batismo são imperdoáveis
Palavras que ele usou para identificar os cristãosƒ|ƒnƒƒnpeixes.
3 escola de Alexandria
Foi fundada por Panteano em 188.
A. Clemente de Alexandria foi um filosofo de letras clássicas, então ele se tornou em 190 diretor da escola de Alexandria e ficou durante 12 anos
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